INFORMAÇÃO PARA OS PAIS/ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
O Estudo EuCARE Lolli, tem como objetivo a avaliação de um procedimento de testagem não invasivo para manter a transmissão da COVID-19 sob controlo, o Lolli-Methode. Pretende também estudar a infeção por SARS-CoV-2 nas escolas, comparando diferentes medidas de prevenção (tais como máscaras, distanciamento, geração de bolhas, etc) e avaliar o impacto psicológico em alunos e professores, bem como as possíveis perdas de aprendizagem relacionadas com as medidas de prevenção da infeção e ensino à distância.
As opções de testagem até à data não são ótimas ou fáceis de realizar nas escolas. Simultâneamente, formam-se cadeias de transmissão em escolas.
O conceito de testagem mediante Lolli-Methode foi desenvolvido e validado pelo Instituto de Virologia da Universidade de Colónia. A testagem é realizada com base numa amostra de saliva, pelo que não será necessário a realização de zaragatoa nasofaríngea.
As turmas da escola são divididas em dois grupos: um grupo, chamado grupo experimental ou grupo Lolli, seguirá o Lolli-Methode, com uma testagem de saliva em pool duas vezes por semana; o outro grupo, chamado grupo controlo, seguirá o standard of care, definido pelas normas da Direção-Geral da Saúde em cada momento.
As crianças do grupo Lolli serão testadas duas vezes por semana. Para tal, têm de chuchar com um cotonete, como se de um chupa-chupa se tratasse. Após a colheita, as crianças colocam o cotonete num tubo de colheita, que é transportado para o laboratório onde será posteriormente examinado mediante um teste PCR. Se o resultado do teste for negativo, significa que o SARS-CoV-2 não pôde ser detetado em nenhuma das crianças do grupo.
Se o resultado do teste for positivo, significa que pelo menos uma criança estará infetada. Neste caso, o laboratório informará a escola. Isto será seguido pelo contacto dos pais das crianças do grupo com o pool positivo. Na manhã seguinte, os membros do pool positivo realizarão um novo teste Lolli individual. O resultado do teste individual será comunicado no mesmo dia.
Os indivíduos positivos e a turma seguem posteriormente as regulamentações em vigor nesse momento.
O QUE É QUE OS PAIS TÊM DE FAZER?
1) Os pais receberão informação sobre o estudo e esclarecerão todas as suas dúvidas. Posteriormente, caso concordem, assinarão um documento de consentimento informado para que os seus filhos possam participar no estudo EuCARE SCHOOLS.
2) Os pais devem explicar às crianças que devem chuchar com um cotonete, como se de um chupa-chupa se tratasse, de manhã na escola ou jardim-de-infância e adicioná-lo a um tubo de colheita.
3) Os pais dos alunos preencherão um questionário psicológico relacionado com os seus filhos ao princípio e no final do período do estudo.
4) Os pais preencherão um questionário curto cada semana relativamente a outras testagens para SARS-CoV-2 dos membros do agregado familiar.
5) Em caso de infeção identificada no pool, os pais devem explicar às crianças que qualquer pessoa pode ser infetada com o SARS-CoV-2 e que nenhuma criança deve ser alvo de bullying devido a esse facto.
6) É oferecido aos pais dos alunos que testem positivo na testagem lolli um teste Lolli individual para todos os membros do agregado familiar.